Semana Minas Digitais

Capacitação para Pequenos Empreendores
Primeiro a quatro de Abril nA Central, em Belo Horizonte

A Semana Minas Digitais vem com tudo em sua primeira edição em BH! Em uma maravilhosa parceria com A Central,  temos um ciclo de Oficinas a preços super acessíveis, Palestras gratuitas e Happy Hour de Negócios e Networking. 

Idealizado pelo Minas Digitais, coletivo de professoras de Marketing Digital e Negócios, conta com a parceria, voluntariado e colaboração de muitos atores do mercado de negócios e Marketing Digital em BH para oferecer capacitação acessível a pequenas empresas. Confira a programação completa dos quatro dias e inscreva-se rápido antes que as vagas esgotem!

Oficinas

Custando APENAS R$35 cada, formam uma trilha de conhecimento para quem quer criar ou organizar o seu Pequeno Negócio

O que um pequeno negócio precisa de mais básico para começar a funcionar bem e vender?

Pensando nesse desafio preparamos uma trilha de conhecimento de quatro dias com o beabá de como criar um modelo de negócio, como formalizá-lo, como definir o preço de seus produtos ou serviços e como anunciá-los nas Mídias Sociais. Com apenas R$150 você tira aquela ideia de negócio da cabeça e a coloca no papel de forma viável e prática com esses quatro workshops. Todos os quatro dias do evento, sempre às 15 horas.

Thaís Falabella – SEBRAE
Oficina Business Model Canvas (Design Thinking) – Como montar um plano de negócios em uma página

Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade – UEMG. Foi Agente Local de Inovação no SEBRAE e fundou o Zepelim, coletivo de educação empreendedora. Trabalha com UX na PUC Minas Virtual, é mentora de design de negócios na Mooca, professora do INAP e community leader do InovAtiva Brasil.

Ana Maria Duarte – Analysa
Oficina MEI Descomplicado – Como criar e gerir um Microempreendedor Individual

Contadora, Gestora Financeira, Sócia e Contadora Responsável na Analysa Contabilidade. Experiência de mais de 10 anos atuando em escritórios de contabilidade para grandes empresas, entretanto é apaixonada e especialista em MEI. Tem em seu currículo palestras, workshops e cursos para pequenas empresas.

Pâmela Margarida – Faço as Contas
Oficina Precificação a partir do modelo de negócios

Administradora por alma e formação. Empreendedora na Faço as Contas, com foco em Gestão Financeira de Pequenos Negócios. Sua missão é descomplicar este assunto que amedronta os empreendedores criativos. Trabalhou em grandes empresas como Telemig Celular, CAIXA, Supergasbrás, e participou de um projeto de Inovação do SEBRAE.

Isabella Ferreira – Minas Digitais
Oficina Anúncios em Instagram e Facebook

Publicitária e possui um MBA em Gestão Empreendedora em Marketing Digital. Tem ampla experiência em produção de conteúdo, gestão de crise em mídias sociais, gerenciamento de projetos e campanhas digitais e integradas. Já trabalhou como planejamento e atendimento em várias cidades do país para clientes de diversos segmentos e tamanhos, como CEMIG, UNIBH e Escola Nacional de Seguros.

Superar o desafio de crescer com poucos recursos: essa é a linha mestra de todas as palestras

Começando pelo Marketing Digital usando poucos recursos financeiros e muitos não-financeiros, encontrando com o Marketing e Gestão de Marca, completando com as vedetes Mídias Sociais e fechando com um olho no futuro das Startups: assim é o ciclo de palestras que tem um olho no peixe, outro no gato, como todo bom pequeno negócio. De segunda a quinta-feira, sempre às 17 horas.

Palestras Gratuitas

Amplia a visão dos Pequenos Empreendedores sobre assuntos importantes para o crescimento dos seus negócios

Ana Paula Coelho – Minas Digitais
Marketing Digital para Pequenos Negócios

É publicitária e possui um MBA em Gestão Empreendedora em Marketing Digital. Acumula 15 anos de experiência em tecnologia, comunicação, marketing e empreendedorismo. É professora de pós-graduação na PUC Minas Virtual e IGTI. Realiza cursos próprios de Marketing Digital desde 2014 no GUAJA.

Fabi Soares – Mooca
Marketing, Gestão de Marca e Proposta de Valor

Publicitária, estrategista e empreendedora criativa. Em 2015 ela se reconectou com o seu propósito de materializar e potencializar a criatividade do mundo e idealizou a Mooca, o 1º marketplace do Brasil com aceleração de produtores locais. Já palestrou em um TEDx e já acelerou 450 pequenos negócios.

Isabella Ferreira – Minas Digitais
Mídias Sociais para Pequenos Empreendedores

Publicitária e possui um MBA em Gestão Empreendedora em Marketing Digital. Tem ampla experiência em produção de conteúdo, gestão de crise em mídias sociais, gerenciamento de projetos e campanhas digitais e integradas. Já trabalhou como planejamento e atendimento em várias cidades do país para clientes de diversos segmentos e tamanhos, como CEMIG, UNIBH e Escola Nacional de Seguros.

Pedro Cinque – Orbi Conecta
Quebrando o Tabu das Startups

Graduado em Administração pelo IBMEC, é responsável pela cultura do espaço do Orbi Conecta. Passou um tempo no México trabalhando com Food Design e ativação de grandes marcas, foi Diretor de Whatever e financeiro na Perestroika BH e agente de pré-aceleração do Lemonade.

Happy Hour

Imagina poder conversar 15 minutos com aquele especialista incrível do mercado que nunca tem tempo pra falar com ninguém. De 1 a 4 de abril, de 19 às 21 horas.

Depois de toda boa palestra a gente fica louco pra conversar com o palestrante, né? Agora você pode.

A ideia aqui é bate-papo informal com aquela pessoa que sabe aquilo que você precisa descobrir. Convidamos três incríveis pessoas por noite, cada um com uma mesa e um assunto, na qual você pode sentar, puxar papo, tirar dúvidas e descolar aquela mentoria em cinco minutinhos. Capital Social se constrói assim, conectando-se a quem pode ajudar você com aquela dica ou oportunidade que você nem sabia que existia. Networking sem bullshitagem, clima leve, gente legal que tem a ver com você e seu negócio. Descubra seu próximo parceiro, colaborador, cliente, contratante nesse momento regado a uma boa bebida.

Segunda-Feira, 01/04, 19h

Mesa 1 – Laís Menini – Textos para a Internet

Jornalista e diretora executiva na Tea with Me. Redatora sênior, tem nove anos de experiência na criação de conteúdo para internet, ministra cursos e oficinas de escrita criativa para criativos e pequenas empresas e é blogueirinha de literatura no Literama.

Mesa 2 – Fred Batista – Sites em WordPress

Fred é o gerente de Marketing do Café-Coworking mais querido de BH: o GUAJA. É formado designer pela UEMG e em tipografia pela University of East London; saca tudo de HTML, CSS e mais um monte de sopa de letrinhas de internet. Além de ajudar a alavancar a carreira de designers iniciantes e aperfeiçoar as habilidades dos experientes através de cursos no GUAJA de webdesign, InDesign e Tipografia, é freelancer de design e desenvolvimento de websites, especialmente em WordPress.

Mesa 3 – Marina Montenegro  – Criatividade para pequenos negócios

Formou-se em Design de Ambientes na Escola de Design da UEMG. Fez especialização em Pesquisa de Tendências na IED de Barcelona. Trabalhou como consultora de inovação no SEBRAE por dois anos e meio. E hoje é co-fundadora, Diretora de Aceleração e Chief Design Officer da Mooca, a primeira loja colaborativa com aceleração de produtores locais onde já acelerou 450 marcas locais desde 2015. 

Terça-feira, 02/04, 19h

Mesa 1 – Bia Aguiar – Programa Google for Educators

 Professora há mais de 14 anos, Fabiane Aguiar é uma Google Innovator apaixonada por tecnologia, educação e neurociências.  Mestranda em Educação Tecnológica no CEFET-MG, especialista em Neurociências aplicadas à Educação e EaD, e graduada em Letras. Coordena um projeto de inovação 360º com o objetivo de promover o letramento digital, o uso consciente e crítico da tecnologia, e a implementação de práticas pedagógicas criativas alinhadas com a Educação 4.0.

Mesa 2 – Fabi Soares -Marketing, Gestão de Marca e Proposta de Valor

Publicitária, estrategista e empreendedora criativa. Em 2015 ela se reconectou com o seu propósito de materializar e potencializar a criatividade do mundo e idealizou a Mooca, o 1º marketplace do Brasil com aceleração de produtores locais. Já palestrou em um TEDx e já acelerou 450 pequenos negócios.

Mesa 3 – Ana Maria Duarte – MEI

Contadora, Gestora Financeira, Sócia e Contadora Responsável na Analysa Contabilidade. Experiência de mais de 10 anos atuando em escritórios de contabilidade para grandes empresas, entretanto é apaixonada e especialista em MEI. Tem em seu currículo palestras, workshops e cursos para pequenas empresas.

Quarta-feira, 03/04, 19h

Mesa 1 – Yasmin Barroso – Organização de Pequenas Empresas

Yasmim é a empreendedora por trás da Flor de Mim. Apaixonada por produtividade e organização, é quem desenvolve os workshops, consultorias e planners da marca há mais de 2 anos. Sempre buscando novas soluções e colocando toda a sua dedicação em cada ideia! Acredita que a organização é uma ferramenta para alcançar seus sonhos.

Mesa 2 – Fernanda Gomes – Direção criativa para fotos de produtos

Publicitária com experiência em agências de Belo Horizonte, trabalhou em projetos para multinacionais de diferentes segmentos, inclusive na moda. Foi a primeira a produzir um catálogo de moda em realidade virtual. Fundou no fim de 2017 a Selletiva, e hoje se dedica full time a produzir comunicação e estratégias de marketing para moda, focada em microempresas. Preocupada com inovação e o desenvolvimento do mercado local, a Selletiva também apoia e executa projetos de economia colaborativa.

Mesa 3 – Pâmela Margarida  – Precificação

Administradora por alma e formação. Empreendedora na Faço as Contas, com foco em Gestão Financeira de Pequenos Negócios. Sua missão é descomplicar este assunto que amedronta os empreendedores criativos. Trabalhou em grandes empresas como Telemig Celular, CAIXA, Supergasbrás, e participou de um projeto de Inovação do SEBRAE.

Quinta-feira, 04/04, 19h

Mesa 1 – Lucas Durães – Negócios Inovadores

Lucas é arquiteto e urbanista pela UFMG, tendo complementado sua formação acadêmica em dois anos de estudos na Itália, no Politécnico de Milão e na Universidade de Tor Vergata. Em 2013 fundou o GUAJA, plataforma de fomento do empreendedorismo criativo local e  primeiro Café–Coworking do Brasil. Lucas é um eterno apaixonado por Belo Horizonte; acredita piamente que esta capital reúne todas as condições para se tornar a mais criativa e inovadora do país.

Caroline de Paula -Humanização em Mídias Sociais

Líder de equipe da Bolacha Comunicação e profissional das áreas de assessoria de imprensa e marketing de relacionamento digital há 11 anos. Gerencia ações focadas em relacionamentos de marcas (MEI’s, ME’s, médias e grandes empresas) e pessoas, principalmente baseadas em experiências de clientes e empatia. 
Na mesa sobre humanização em mídias sociais, vou conversar sobre a importância de tornar o relacionamento com clientes pessoal nas plataformas, além dos benefícios em conversão e fidelização. Também darei dicas de automação, mas de forma inteligente, sem robotizar totalmente a relação.

Pedro Cinque – Startups

Graduado em Administração pelo IBMEC, é responsável pela cultura do espaço do Orbi Conecta. Passou um tempo no México trabalhando com Food Design e ativação de grandes marcas, foi Diretor de Whatever e financeiro na Perestroika BH e agente de pré-aceleração do Lemonade.

Onde vai ser?
A Central – Restaurante, Café, Espaço de Eventos
Praça Rui Barbosa, 104, Centro, BH

A Central ocupa o casarão histórico erguido em 1906 em frente à Praça Rui Barbosa, que fica ao lado da Praça da Estação, bem no centro de BH. O prédio já foi fábrica de tecidos, foi Café 104, teve cinema, já abrigou o SEED.  Nada como um espaço tão múltiplo, tradicional e moderno, projeto do arquiteto e urbanista Lucas Durães, para ser o primeiro lugar a receber a primeira edição do nosso evento.